+351 914 630 863 (chamada para rede móvel nacional) geral.aveiro@anicura.pt

FIV? FeLV? Já testou o seu gato?

Medicina Felina | Vacinação

O FIV e Felv são dois vírus que comprometem o sistema imunitário do seu felino.

O FIV está presente na saliva e sangue de animais infectados sendo a principal via de infecção a mordedura entre gatos, contacto sexual e de mãe infectada para filhotes.

Gatos FIV positivo podem permanecer sem sintomas ou apenas com algumas crises durante vários anos. Os sintomas mais comuns são: Febre; aumento dos gânglios linfáticos; conjuntivite; diarreia; gengivite; corrimento nasal e ocular e maior propensão a infecções.

O Felv está presente em maior quantidade na saliva e secreções nasais sendo as principais vias de infecção a mordedura, actos de limpeza entre gatos, contacto sexual e de mãe para filhos.

Cerca de 1 em cada 3 gatos que contactam com o vírus desenvolvem sinais de infecção que estão relacionados com a depressão do sistema imunitário e infecções secundárias ( halitose, diarreia; problemas de pele, neoplasia; perda de apetite etc…) e a sua esperança de vida também diminui substancialmente.

Como saber se o seu gato está infectado?

Por norma, conseguimos saber se um gato está ou não infectado através de um teste rápido de sangue que pode ser realizado a partir dos 6 meses de idade. Este mês o HVA oferece um preço especial na realização deste teste.

Tratamento : Infelizmente não existe cura. O tratamento passa por aumentar a força do sistema imunológico do felino afectado e muito amor e carinho.

No caso de FelV existe uma vacina que deve ser administrada de forma preventiva caso o seu animal seja Felv negativo e tenha contacto com outros gatos.

Outros conteúdos

Ligar Agora+351914630863
Close Bitnami banner
Bitnami